IMPACTO DA PANDEMIA NO ENSINO TEÓRICO NAS FACULDADES DE MEDICINA NO BRASIL
Autores
Rafaela Pádua Manicardi
Bruna Andrade Pereira
Ana Clara França Alves
Gabrielle Freitas Ribeiro
Ana Flavia Borges Carvalho e Silva
Isabella Otoni Porto
Lavínia Martins de Oliveira Paulino
Maria Isabella Rodrigues Brito
Liliane Cristina da Silva
Palavras-chave:
pandemia, ensino medico na pandemia
Resumo
Este estudo tem por finalidade analisar as questões a respeito do impacto da pandemia da
covid-19 no ensino teórico nas faculdades de medicina no Brasil pelas medidas de
distanciamento social, correlacionadas com o afastamento médico-paciente. Realizamos um
recorte de resultados no estudo sistemático e, conduzimos a discussão baseada em evidencias,
demonstrando pontos de efeito da pandemia frente ao ensino. O momento de eclosão da crise
sanitária trouxe consigo debates sobre a relevância da utilização de tecnologias digitais com
fins pedagógicos e o valor do trabalho colaborativo entre estudante e instituição, contudo,
houve também impactos relevantes na formação acadêmica por afastamento do universitário
nas práticas e teóricas gerando desinteresse e desmotivação.