Dados Gerais e Objetivo

A Faculdade Atenas em conformidade com Lei n º10.861 de 14 de abril de 2004, regulamentada pela Portaria nº 2051 , de 09 de Julho de 2004 , pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, possui a sua Comissão Própria de Avaliação (CPA), conforme Regulamento (Ver documento).

A CPA tem como objetivo conduzir o processo de avaliação interna da instituição,de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP,no âmbito do SINAES.

Componentes

Presidente

Camila Paula Menezes de Jesus


Representante do Corpo Docente

Altair Gomes Caixeta


Representante dos Técnico-Administrativos

Nilson Fernandes Viana


Representante da Sociedade Civil Organizada

Cecília Cardoso Soares


Representante dos Discentes

Clênio Ribeiro de Lima


ENADE

ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) é um dos exames do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), foi criado para substituir o provão a partir de 2004.

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sinaes, juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação.

Devem se inscrever para o Enade todos os estudantes do primeiro e último ano de cada curso. O Enade é realizado por amostragem e a participação no Exame constará no histórico escolar do estudante ou, quando for o caso, sua dispensa pelo MEC. O Inep/MEC constitui a amostra dos participantes a partir da inscrição, na própria instituição de ensino superior, dos alunos habilitados a fazer a prova.

Com este novo sistema, os cursos passam a ser avaliados a cada três anos.

Os instrumentos básicos do Enade são:

  • A prova.
  • O questionário de impressões dos estudantes sobre a prova.
  • O questionário socioeconômico.
  • O questionário do coordenador do(a) curso/habilitação.

Na metodologia o Enade aplicará uma avaliação conjuntural que atribuirá uma nota à instituição, levando em conta o desempenho dos estudantes, o curso e a estrutura oferecida pela instituição.

O perfil e a responsabilidade social da instituição também sofrem mudanças no sistema de avaliação. A nota passa a ser dada a partir da avaliação feita por uma comissão do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

INFORMAÇÕES

Legislação

Cronograma de atividades da CPA

Regulamento

Relatório da CPA

Avaliações - Histórico

RESULTADOS DAS ÚLTIMAS AVALIAÇÕES

Administração

Direito

Educação Física

Enfermagem

Engenharia Civil

Farmácia

Medicina

Nutrição

Psicologia

Sistemas de Informação