Núcleo de Prática Jurídica (NPJ)

É a estrutura destinada à realização do estágio curricular supervisionado dos alunos do curso de Direito. Nele são desenvolvidas várias atividades que visam o treinamento prático-profissional. Para tanto, a Faculdade Atenas disponibiliza três espaços físicos diferentes, sendo um Núcleo de Prática Jurídica Simulada (NPJS) e dois Núcleos de Prática Jurídica Reais.

Coordenador(a): Profª. Msc. Debora de Barros Tavares

Nossos serviços

Núcleo de Prática Jurídica Simulada (NPJS)

O Núcleo de Prática Jurídica Simulada é onde os estagiários do curso de Direito da Faculdade Atenas iniciam seu treinamento prático-profissional. Assim, principalmente, a partir do 5º período, recebem casos jurídicos simulados que devem ser analisados e interpretados para a elaboração da medida judicial cabível. Para esta atividade, atuam como advogado do autor, advogado do réu, promotor de justiça e/ou magistrado, sempre sob a supervisão dos orientadores do setor.

Ademais, são realizadas, semestralmente, graças às atividades já citadas, audiências simuladas de instrução e julgamento cíveis, além de sessões do Tribunal do Júri.

Ressalta-se que a estrutura física do NPJ Simulada foi construída visando simular uma secretaria forense, onde o aluno realiza diversos atos processuais, como: distribuição da petição inicial, protocolo da contestação e demais peças processuais, carga e devolução dos autos do processo, cumprimento dos despachos judiciais, entre outros. Além disso, a estrutura engloba salas adequadas para orientação e simulação das audiências ao final do processo simulado.

Veja algumas Audiências ou júris simulados realizados por alunos.