Visualizar Notícias - UniAtenas Paracatu

Notícias UniAtenas - Paracatu (MG)

Dicas de alimentação para controlar a hipertensão arterial


Uma alimentação saudável e balanceada pode contribuir para o controle de várias doenças. Dentre elas, destaca-se a hipertensão arterial. Por isso, no “Tá ligado” de hoje, a professora e coordenadora do curso de Nutrição do UniAtenas, Jheniffer Lorrana Silva Fonseca, trouxe dicas valiosas para cuidar dessa enfermidade com a ajuda da alimentação.
O controle da hipertensão arterial depende de muitos fatores, além do uso correto dos medicamentos. A alimentação é um ponto primordial e que deve ser levado em consideração, juntamente com a prática esportiva orientada. 


Seguem abaixo algumas orientações nutricionais que colaboram para o controle da pressão arterial:


- Cuidado com o sódio, pois ele provoca a retenção de água, aumentando o volume sanguíneo e assim a pressão arterial. 
O sódio é  encontrado facilmente em altas concentrações no sal de cozinha (cloreto de sódio), e em produtos industrializados, como os temperos prontos, embutidos, enlatados e alimentos diet, pois nesses  há redução da quantidade de açúcar, porém é possível substitui-lo por adoçantes, principalmente os artificiais a base de sódio.
Para temperar as refeições, o interessante é utilizar o  mínimo possível de sal e associar com mix de ervas e temperos naturais.


- Consuma alimentos com leve ação diurética, como melancia, melão, abacaxi e chuchu. Eles auxiliam na diminuição da retenção hídrica, consequentemente, colaborando para o controle da pressão arterial.


- Evite o consumo excessivo de comida com ação termogênica, como alimentos ricos em cafeína, chás, como gengibre e canela, pimenta, entre outros. Por serem estimulantes, eles afetam o sistema nervoso central e a circulação sanguínea, alterando a pressão arterial.


- Controle o peso. A obesidade e o sobrepeso são fatores de risco para a hipertensão, principalmente pelo acúmulo de gordura visceral. A dieta deve controlar a ingestão calórica, reduzindo o consumo de doces, de carboidratos refinados e de gordura.


E lembre-se: procure um nutricionista! Ele é o profissional responsável por elaborar uma estratégia nutricional que  garantirá sua saúde e bem-estar!

chamar no whatsapp WhatsApp Uniatenas

Usamos cookies para analisar suas interações neste site e melhorar a sua experiência de navegação. Ao usar nosso site, entendemos que você está ciente da nossa Política de Privacidade e concorda com o uso de cookies.