O fenômeno La Niña - Agricultura

• Impactos do fenômeno La Niña na agricultura

O fenômeno La Niña consiste na queda da temperatura das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial, interferindo na quantidade e distribuição de chuvas e na temperatura. Seus efeitos são percebidos também no Brasil, marcados pelo aumento de precipitação nas regiões Norte e Nordeste e falta de chuva no Sul do Brasil.

A agricultura é planejada diretamente em função do clima, e fenômenos como o La Niña afetam diretamente o planejamento das safras. No Brasil, a interferência no padrão de chuva na primavera e verão influencia diretamente a safra de verão. Segundo o meteorologista do INMET, o fenômeno deve durar até novembro, sendo esperado que na primavera seus efeitos sejam mais leves.

Diante disso, o produtor deve se nortear com base em informações sobre intensidade do fenômeno para então garantir a qualidade e a quantidade da produção. Fatores como a escolha de sementes de qualidade, qualidade nutritiva do solo e a escolha por cultivares melhoradas, mais tolerantes e com mais tecnologia, juntamente, com o planejamento da janela de plantio, são aliados diante do fenômeno La Niña.