Atendimento Inicial à Vítima de Trauma” é tema da 1ª Jornada Temática de Medicina da Faculdade Atenas de Passos"

No dia 11 de agosto, a Faculdade Atenas no campus de Passos promoveu a 1ª Jornada Temática de Medicina.

O tema “Atendimento Inicial à Vítima de Trauma” foi escolhido embasado na necessidade que a sociedade imprime no estudante de medicina desde o primeiro período, em responder às situações de emergência.

O evento contou com vários colaboradores internos e externos, equipes de médicos e paramédicos de um Hospital local e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Estes profissionais trouxeram conteúdos teóricos e oficinas práticas sobre o tema.

No período da manhã, as palestras tiveram como ênfase a prevenção do trauma, classificação de risco e o atendimento às vítimas.

Já no período da tarde, os alunos praticaram o que foi ensinado na teoria, realizando diversos procedimentos auxiliados pelas equipes do SAMU. Nas atividades propostas pudemos destacar: Retirada da Vítima do Veículo, Retirada de Capacete e Controle de Hemorragia, Imobilização de Membros e Rolamento de Vítima em 90ª e 180ª.

O aluno Matheus Cordeiro destaca a importância do evento para a formação do conhecimento do aluno: “Podemos assim ver a aplicabilidade do aprendizado das aulas”, observa. Ainda segundo Matheus, as oficinas propostas levam aos acadêmicos o conhecimento de técnicas de primeiros socorros, nas quais é essencial saber para evitar complicações à vítima de um acidente.

A assessora acadêmica da Faculdade Atenas de Passos, Vanessa Luzia, ressalta o objetivo da Jornada para os alunos e a sociedade: “O nosso objetivo é formá-los dentro da lógica de uma atenção integral e colaborar de uma forma efetiva com a qualificação da atenção às urgências e emergências no Brasil. A gente também tem esse papel social, de trabalhar desde bem cedo essa qualificação do cuidado ao trauma, por meio das nossas oficinas, por meio das nossas jornadas”, diz.

A Jornada ainda contou com momentos de descontração, no qual a aluna Rafaela Gonçalves redigiu e recitou um poema no início do evento. No encerramento, a aluna Micaela de Paula cantou acompanhada do aluno Guimel Gabriel no teclado.