Visualizar Notícias - UniAtenas Paracatu

Notícias UniAtenas - Paracatu (MG)

Gestão da qualidade: Programa 5S é a base de qualquer programa de melhoria


O Programa 5S é uma ferramenta estratégica para que aspectos fundamentais da empresa apresentem melhorias rumo à qualidade total.

Melhorar a qualidade, aumentar a produtividade, expandir a segurança e saúde no trabalho, eliminar desperdícios, reduzir custos, aprimorar a identificação, armazenagem e movimentação de materiais são alguns dos benefícios que o programa 5S pode fazer por uma empresa.

Confira abaixo como aplicar cada senso desta técnica:

SENSO DE UTILIZAÇÃO (SEIRI)

A arte de eliminar coisas inúteis sem uso: no senso de utilização é necessário remover do espaço de trabalho todas as ferramentas que já não se usam, materiais, papelada, pastas de arquivo e armários.

SENSO DE ORDENAÇÃO (SEITON)

A arte de cada coisa em seu devido lugar: no senso de ordenação deve-se colocar tudo o que é utilizado no posto de trabalho de uma forma acessível, para ser identificado por qualquer trabalhador. Definir locais para cada coisa, de fácil acesso, a fim de evitar movimentos e esforços desnecessários.

 SENSO DE LIMPEZA (SEISOU)

A arte de tirar o pó: o espaço físico limpo trabalha a importância de eliminar resíduos e sujeiras.

SENSO DE SAÚDE (SEIKETSU)

A arte de manter em estado de limpeza: com um ambiente mais limpo, há grande chance de os funcionários também buscarem maior cuidado com o visual e com a saúde pessoal, garantindo mais equilíbrio e bom desempenho no trabalho.

SENSO DE AUTODISCIPLINA (SHITSUKE)

A arte de fazer as coisas certas naturalmente: esse senso indica o momento em que as pessoas se conscientizam da necessidade de buscar o autodesenvolvimento e consolidar as melhorias alcançadas com a prática dos “4S” anteriores.

chamar no whatsapp WhatsApp Uniatenas

Usamos cookies para analisar suas interações neste site e melhorar a sua experiência de navegação. Ao usar nosso site, entendemos que você está ciente da nossa Política de Privacidade e concorda com o uso de cookies.