Agosto Dourado: Mês da Amamentação

Durante todo esse mês, a Faculdade Atenas de Sete Lagoas vem trabalhando junto aos alunos, professores e equipe técnico administrativa, a Campanha do Agosto Dourado, que se refere ao Mês da Amamentação.

Por meio de diversos canais (quadros de comunicação, Bottons, Área de Trabalho dos Computadores, etc.), todos tem se conscientizado sobre a importância da amamentação, bem como do belo significado do Símbolo da Campanha: o Laço Dourado que traz em seus detalhes a representação da criança, dos pais, da sociedade, da amamentação e do futuro.

Segundo a colaboradora da secretaria acadêmica Kellyane Oliveira, a campanha fez com que todos refletissem sobre a importância do assunto, trazendo uma abordagem sutil, objetiva e bastante interessante sobre a simbologia do laço dentro do tema.

Já a aluna do 2º período de Medicina Leda Ribeiro, prestes a se tornar mãe, achou o nome da campanha bastante apropriado, uma vez que o leite é o alimento ouro para os bebês. Para ela, a prática da conscientização da amamentação é de grande valia; pois, além de prevenir doenças na mãe, reduz a mortalidade infantil e tem grande impacto na vida adulta do bebê.

“O aleitamento materno é um assunto de extrema importância e os inúmeros benefícios para mãe e bebê são, muitas vezes, desconhecidos pela população. A Campanha do Agosto Dourado traz o assunto para discussão e reflexão sob uma visão bastante ampla, uma vez que aborda o momento da amamentação envolvendo toda a família e sociedade. No universo acadêmico, o tema foi pontuado junto aos alunos, professores e colaboradores técnico-administrativos com o objetivo de conscientizá-los sobre a prática”.

Drª Ana Cristina do Nascimento Pinheiro Ferreira
Assessora Acadêmica e Administrativa da Faculdade Atenas de Sete Lagoas

“Amamentação: A Base da Vida’ - Esse tema escolhido pela Aliança Mundial para ação em amamentação deixa bem evidente a importância do aleitamento materno. Vários benefícios são evidentes e comprovados em crianças com aleitamento materno. Podemos destacar a diminuição da mortalidade infantil, das doenças respiratórias, do sobrepeso e obesidade, de doenças graves como a Leucemia na infância e uma capacidade intelectual mais elevada, além de uma vida física e mental mais saudável quando o aleitamento materno ocorre de forma exclusiva por seis meses e é continuada até os dois anos de idade ou mais.”

Dr. Luzimar Bruno Ferreira
Coordenador Adjunto do Curso de Medicina de Sete Lagoas-MG
Médico Pediatra e Medicina Intensiva Pediátrica.
Mestrando em Gestão de Pessoas

“A campanha é de extrema importância para causar uma reflexão e discussão nas pessoas sobre como o leite materno é necessário para nutrição e desenvolvimento saudável dos bebês.”

Rosanna Rodrigues Mangabeira
Aluna do 2º período de Medicina da Faculdade Atenas de Sete Lagoas