Visualizar Notícias - UniAtenas Paracatu

Notícias UniAtenas - Paracatu (MG)

Novembro Azul: saiba como prevenir o câncer de próstata


Novembro Azul é uma campanha mundial realizada durante todo o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção ao câncer de próstata, que é o segundo tipo de câncer mais incidente entre os homens no Brasil, apenas atrás do câncer de pele não melanoma.

Estreando o quadro Tá ligado!, o médico cirurgião Marcos Paulo Mendanha, do Hospital Universitário Atenas, veio alertar sobre a doença.

Como prevenir o câncer de próstata?

A prevenção é feita com a consulta ao urologista e os exames de PSA e toque retal. Então, homens a partir dos 50 anos, ou que tenham familiares com presença da doença, devem procurar o médico para a realização dos exames. O PSA deve ser realizado anualmente, já o toque pode ocorrer a cada dois anos.

Como é feito o diagnóstico?

O toque retal e a dosagem do PSA servem para indicar a necessidade da biópsia da próstata. Se for realizado apenas o exame de sangue, a prevenção se dá em cerca de 70%. Por isso, é importante o exame do toque, para um diagnóstico eficaz.

Sintomas

A doença é assintomática. Por isso a prevenção pode garantir altas chances de cura, se diagnosticada nos estágios iniciais. No entanto, quando a doença está avançada, o paciente pode apresentar dor para urinar e dores nos ossos.

Gostaria de marcar uma consulta com um de nossos médicos no HUNA?

Entre em contato pelos telefones: (38) 3365-1201 e 3365-1202 ou pelo WhatsApp (38) 9 9900-8324 e (38) 9 9905-5350.

chamar no whatsapp WhatsApp Uniatenas

Usamos cookies para analisar suas interações neste site e melhorar a sua experiência de navegação. Ao usar nosso site, entendemos que você está ciente da nossa Política de Privacidade e concorda com o uso de cookies.