Mitos e verdades sobre a alimentação saudável

Dieta é um dos temas mais discutido na atualidade, principalmente por quem visa uma melhor qualidade de vida e um corpo esteticamente bonito. Mas quem busca por informações sobre uma alimentação equilibrada na internet, pode encontrar muitos mitos e gerar mais dúvidas do que esclarecimentos.
Por isso, é fundamental que o profissional de nutrição esteja preparado para esclarecer e orientar a sociedade nesses mitos e verdades. Só assim, é possível alcançar resultados positivos sem perder qualidade de vida.
Para esclarecer o assunto, os alunos do estágio em Nutrição em Saúde Pública, do 8° período do curso de Nutrição do UniAtenas, juntamente com a Professora Elen Maria Rabelo, realizaram uma palestra na escola Neusa Pimentel Barbosa, em Paracatu.
Com o tema “Mitos e verdades sobre a alimentação” os acadêmicos abordaram o cuidado em relação as estratégias para perda de peso e a importância de ser crítico em relação as informações divulgadas nos meios de comunicação, que nem sempre são verdadeiras e nem devem ser aplicadas para todos os indivíduos.
De forma geral, a orientação é: o consumo de alimentos naturais deve ser a base da alimentação, como frutas, legumes, verduras, grãos, cereais, ovos, leite. Não há alimento específico para perda de peso, mas o equilíbrio e a variedade de alimentos in natura possibilitam a melhora do processo.