Alunos do curso de Nutrição conscientizam pacientes do HUNA sobre a prevenção do Diabetes

O Diabetes é uma doença crônica que se caracteriza pelo aumento constante dos níveis de glicemia no sangue. Sua incidência tem aumentado em todo mundo, graças aos hábitos alimentares inadequados, pela obesidade e sedentarismo.
Por esse motivo, os alunos do 7º e 8º períodos do estágio em Nutrição em Saúde Pública distribuíram panfletos no Hospital Universitário Atenas – HUNA, com orientações nutricionais, afim de conscientizar sobre a importância da prevenção e educação nos cuidados de pacientes com a doença.
Segundo a coordenadora do curso, Jhêniffer Lorrana Silva Fonseca, a alimentação desregrada e a falta de preocupação em relação ao controle de peso têm consequências ao longo dos anos e na maioria das vezes, quando o indivíduo se dá conta, o diabetes já está instalado.
Como prevenir a doença?
Comer bem e de forma saudável ajuda a gerenciar a glicemia. Além disso, o acompanhamento de um nutricionista ajuda na redução do peso, levando o paciente a usar doses menores de remédios, proporcionando melhor qualidade de vida aos portadores de diabetes.
Para isso, a dieta alimentar deve ser acompanhada, com cardápio elaborado individualmente, adequado a cada situação. Dessa maneira, não é necessário se privar de tantos alimentos e sim adequar horário, quantidade e frequência.