Secretaria Regional de Saúde de Patos de Minas e de Unaí e Gestores dos Municípios do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas visitam HUNA

No dia 29 de novembro, o Hospital Universitário Atenas – HUNA recebeu a visita da Secretaria Regional de Saúde de Patos de Minas e de Unaí e dos Gestores dos Municípios do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas com o objetivo de unir forças e firmar parceria com o Estado para a abertura do Hospital, o grupo visitou as dependências do ambulatório e as futuras instalações do HUNA.

Atualmente, o Hospital Universitário Atenas já atende demandas do Sistema Único de Saúde- SUS por meio do consórcio Intermunicipal, o Convales (Consórcio de Saúde e Desenvolvimento dos Vales do Noroeste de Minas).  Para Noemi Portilho, diretora da Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas, esta união é fundamental para atender a população diante do vazio assistencial existente, oferecendo internação, UTI, maternidade, centro cirúrgico, além dos serviços de imagem.

Para Maria José Lima Moreira, coordenadora da regulação da macrorregião noroeste, a abertura do hospital para a população será um grande avanço para a região. “A localização geográfica é privilegiada e o acesso é facilitado. E isto é um alívio, porque a distância é um grande impeditivo, porque o paciente, às vezes, não aguenta chegar tão longe”, ressalta.

Segundo Maíra Lemos, coordenadora do núcleo de redes da Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas, a expectativa é alta. “São 33 cidades. A expectativa é muito grande, porque estamos pensando na assistência a 700 mil habitantes. E a participação na rede de urgência e emergência é muito importante, haja vista o vazio assistencial que temos e que depende dessa rede“, finaliza.