Aluno do 2º período do curso de Sistemas de Informação do UniAtenas desenvolve aplicativo para Android

O aluno, Lucas da Silva Dias, do 2º período do curso de Sistemas de Informação do UniAtenas, criou um aplicativo inédito que vai facilitar a vida dos moradores de Unaí. O app “Promoções Unaí” reúne as ofertas dos principais supermercados da cidade e funciona em celulares com Android.

Confira abaixo, a entrevista com nosso garoto prodígio.

Lucas, como surgiu a ideia de criar o aplicativo?

Eu trabalho em um supermercado de Unaí, e inúmeras vezes enquanto fazia as entrega em domicílio, os clientes falavam que deveria ter um aplicativo para ver as promoções, já que ficava difícil acompanhar por rádio ou qualquer outro meio de comunicação. Então, tive a ideia de fazer um app em que você escolhe o supermercado de sua preferência e consegue ver as promoções da semana sempre que quiser (e que geralmente é semanal).

Quem pode utilizar?

O app não tem idade definida para ser utilizado, é direcionado para quem tem a rotina um pouco corrida e não tem tempo, por exemplo, de ouvir um rádio ou algo do tipo e quer saber das ofertas dos principais supermercados. Funciona apenas em Android, foi desenvolvido na linguagem de programação Java.

O que me motivou?

Estou sempre buscando uma maneira de me desafiar na área de programação, porque é algo que eu realmente amo.

Algum professor te ajudou?

Como estou no segundo período do curso, ainda não estudamos programação tão a fundo, mas o professor, Wiliam Damasceno e o coordenador do curso, Cristiano, estão sempre nos motivando desde o início do curso. Quanto a linguagem de programação, eu estudava bem antes de entrar na faculdade, por conta própria, e isso facilitou bastante no desenvolvimento.

Qual foi o maior desafio que você encontrou no percurso?

Meu maior desafio nesse projeto foi conciliar o tempo livre para desenvolvê-lo. Como eu moro e trabalho em Unaí, vou para a faculdade direto do meu trabalho. Então, algumas vezes até virei a noite sem dormir para aproveitar o tempo que eu não tinha.

Há mais algum projeto em mente?

Sim, com certeza. Esse na verdade foi meio repentino, mas já estou pensando em fazer um para moto taxistas, e outro mais para frente é um software para identificar câncer de pele por foto.

Sem dúvida, Lucas é um exemplo de que quando há vontade e dedicação, não há empecilhos que possam nos parar.