Qual a importância da publicação científica na jornada acadêmica de um aluno?

Recentemente, o UniAtenas teve o privilégio de  três resumos serem aceitos para submissão dos artigos no Congresso Brasileiro de Patologia das Construções – CBPAT 2020 de alunos do curso de Engenharia Civil.

Essa conquista é motivo de celebração para nós. Afinal, durante o curso de graduação é comum para os alunos elaborarem artigos científicos, a fim de transmitir informações e resultados sobre determinadas pesquisas científicas. Mas, você já parou para pensar na importância de publicar artigos na sua caminhada acadêmica?

As publicações científicas têm como objetivo divulgar a pesquisa para a comunidade, permitindo que outras pessoas possam utilizá-las e avaliá-las sob outras visões. As revistas, eletrônicas ou impressas, ainda são consideradas como o modo mais rápido e economicamente viável, para os pesquisadores fazerem circular e tornar visíveis os resultados do seu trabalho. Ou seja, é através de uma publicação científica que a sociedade toma conhecimento dos resultados de um trabalho de pesquisa e o que este agrega ao ambiente em que vivemos.