Visualizar Notícias - UniAtenas Paracatu

Notícias UniAtenas - Paracatu (MG)

POSSO SEGUIR DIETAS DA INTERNET?


A preocupação da sociedade atual com a perda e o controle de peso leva a busca de dietas por meio da internet. Entretanto, muitas das dietas da moda podem trazer consequências prejudiciais ao nosso organismo.

Uma dieta equilibrada com controle energético é o método mais prescrito para redução de peso. No entanto, para que um plano alimentar de perda de peso tenha sucesso, é preciso haver uma integração entre dieta, exercícios, mudança de hábitos e educação nutricional.

Por isso, o “Tá ligado?”, desta semana, conversou com a professora do curso de Nutrição, Nayara Ferreira Favoreto, que trouxe dicas nutricionais para quem deseja ter um emagrecimento, ganho de massa saudável ou até mesmo uma reeducação alimentar.

PIRÂMIDE ALIMENTAR

A alimentação adequada é essencial para o crescimento e o desenvolvimento dos seres humanos, uma vez que proporciona ao organismo, energia e nutrientes necessários para o bom desempenho de suas funções e para a manutenção de um bom estado de saúde. Em relação aos nutrientes, uma dieta balanceada deve oferecer uma proporção adequada, segundo as recomendações nutricionais.

Para isso, há a pirâmide alimentar, que apresenta a proporção entre os grupos alimentares e a quantidade dos alimentos que deve ser consumida ao longo do dia. Por exemplo: devemos tomar a base da pirâmide como a base da nossa alimentação. Por outro lado, os alimentos que estão no ápice da pirâmide devem ser consumidos esporadicamente e em pequenas quantidades, pois favorecem o ganho de peso.

O QUE E COMO DEVO COMER?

O grupo dos carboidratos inclui pães, cereais, farinhas, biscoitos integrais, arroz e massas. A pirâmide reforça a importância dos cereais integrais, ricos em fibras. Os vegetais (verduras e legumes) e as frutas são fontes de vitaminas, minerais e fibras e seu consumo diário é importante para o bom funcionamento do organismo, portanto, devem ser consumidos em maior intensidade.

Os alimentos devem ser distribuídos ao longo dia e devem ser consumidos, principalmente, em sua forma natural, reforçando o consumo das frutas e dos legumes e verduras.

A sugestão é de fazer de 4 a 6 refeições diárias, distribuídas em três refeições principais (café da manhã, almoço, jantar) e em até três lanches intermediários (manhã, tarde e noite). E devem conter:

• Carne, peixe, frango ou ovos em suas diferentes formas de preparo (cozido, assado, grelhado, e outras);

• Verduras e/ou legumes cozidos, refogados, grelhados, no vapor, servidos em temperatura quente;

• Salada, crua ou cozida, servida em temperatura fria.

CUIDADOS A SEREM TOMADOS

Atente-se para moderação no uso de óleo e sal de adição em todas as preparações de alimentos. Use o óleo vegetal de sua preferência, mas sempre na menor quantidade possível para não aumentar excessivamente o teor de calorias da preparação.

Prepare os alimentos com quantidades generosas de cebola, alho, louro, salsinha, cebolinha, pimenta, coentro e outros temperos naturais de que você goste e lembre-se de que todos esses temperos naturais pertencem ao saudável grupo dos legumes e verduras.

A reeducação alimentar deve acontecer aos poucos, de forma gradativa, sendo importante trabalhar com mudança do estilo de vida e dos hábitos alimentares de forma contínua, com persistência e força de vontade para que o objetivo almejado seja alcançado de forma saudável atingindo o corpo que tanto deseja.

chamar no whatsapp WhatsApp Uniatenas

Usamos cookies para analisar suas interações neste site e melhorar a sua experiência de navegação. Ao usar nosso site, entendemos que você está ciente da nossa Política de Privacidade e concorda com o uso de cookies.