VOCÊ SABE COMO CULTIVAR HORTALIÇAS EM CASA?

Cultivar uma horta em casa tornou-se comum e é sinônimo de saúde, já que além de ser um incentivo a mais para incluir vegetais na alimentação com mais frequência, também é livre de qualquer agrotóxico.

Em meio a todas as vantagens, ainda vale apontar que o cultivo de uma horta caseira não é complicado, entretanto, alguns cuidados devem ser tomados.

No “Tá ligado” de hoje, a professora Amanda Tavares trouxe algumas dicas sobre a produção das hortaliças, confira.

ESCOLHA O LOCAL

Dentre os fatores relevantes para a escolha do local de cultivo das hortaliças, estão a disponibilidade de água, boa iluminação solar e um solo arejado. Para garantir um bom desenvolvimento das raízes, os canteiros devem possuir de 15 a 20 cm de profundidade.

O excesso de calor associado às chuvas e alta umidade são prejudiciais a maioria das hortaliças. Isso porque a umidade elevada compromete a qualidade de verduras folhosas, e pode favorecer o surgimento de pragas e doenças.

No entanto, algumas variedades se desenvolvem melhor em temperaturas mais elevadas (coentro, couve-flor de verão, brócolis de verão e outros) e um pequeno grupo precisa de frio para produzir (rabanete, alface, beterraba, brócolis, ervilha, morango, cebola, cebolinha, salsa e alho).

PREPARAÇÃO DO SOLO

Os adubos naturais ou orgânicos são aqueles obtidos por meio de matéria de origem vegetal ou animal, como esterco, cascas e restos de vegetais, decompostos ou ainda em estágio de decomposição. Alguns deles são utilizáveis para manter ou aumentar a fertilidade do solo.

Você pode optar por:

• Resto de café: o pó do café que fica no coador pode ser jogado direto na terra, em plantas que gostam de solos ácidos.
  • Casca de ovo: triturada ou moída, é excelente fonte de cálcio para o solo e as plantas.
  • Casca de banana: rica em potássio, pode ser usada como adubo, picotadas e misturadas a terra do vaso como, fervidas, em chá, para regar as plantas.

ESCOLHA DAS MUDAS E/OU SEMENTES

A produção de hortaliças depende, inicialmente, do estabelecimento das sementes ou mudas. Assim, as que possuem alta qualidade e condições que permitam a máxima germinação em um menor tempo possível, são cruciais para o estabelecimento da plantação. Por isso, na hora de comprar, escolha sempre as sementes de melhor qualidade.

PLANTIO E COLHEITA

Existem variedades de hortaliças que podem ser plantadas diretamente no local definitivo, e outras que necessitam ser semeadas em bandejas, canteiros ou saquinhos, para depois serem transplantadas. O tempo de germinação, época de plantio e tempo de colheita variam de acordo com a hortaliça.

Veja abaixo alguns exemplos:

- Alface:

Tempo de germinação: 6 dias

Época de plantio: ano todo

Tempo para colheita: 70 dias

- Abobrinha:

Tempo de germinação: 10 dias

Época de plantio: setembro a novembro

Tempo para colheita: 80 dias

- Cebola:

Tempo de germinação: 15 dias

Época de plantio: março a maio

Tempo de colheita: 150 dias

CONTROLE DE PRAGAS E DOENÇAS

O controle de pragas e doenças depende do que foi plantado, estágio de desenvolvimento, nível de infestação, entre outros. As abelhas arapuá, por exemplo, podem ser controladas com a utilização de armadilhas adesivas; formigas podem ser controladas com cal e água e até mesmo com repelentes naturais a base de arruda, hortelã e alho.

E aí, pronto para produzir suas verduras, legumes e raízes na sua própria casa?