Projeto de Interação comunitária do UniAtenas leva serviços de saúde à comunidade de Paracatu

Através do projeto de Interação Comunitária, os alunos do curso de Medicina do UniAtenas desenvolveram ações de promoção à saúde e prevenção de doenças em escolas e unidades de saúde da família em que são inseridos para as atividades práticas do curso.

Foram realizadas avaliações das condições de saúde das crianças, pesagens, avaliação nutricional, atividades sobre escovação, auto cuidado, capacitação de profissionais para detectarem perda auditiva em crianças, suspeição de mancha e ainda abordaram sobre a sexualidade na adolescência.

Segundo a professora Iris Leda, estas atividades são uma forma de associar teoria e práticae trazer a reflexão da importância de realizar um trabalho coletivo, vinculando os alunos do UniAtenas com a equipe da Saúde da Família de Paracatu. “A colaboração dos profissionais do serviço é fundamental para que a atividade aconteça, na unidade básica de saúde, que é a porta de entrada do usuário ao sistema de saúde do município”, diz Iris.

Para a aluna Esther Eloisa do 2º período, o contato com a comunidade contribui para a construção de uma medicina mais humanizada, além de agregar conhecimento fora da sala de aula.

Tanto os alunos quanto a comunidade se beneficiam com estes trabalhos. Os alunos ganham em qualificação, onde são formados para que possam prestar um atendimento integral e humanizado, e a comunidade recebe serviços que ajudam na melhoria da qualidade de vida.