Visualizar Notícias - UniAtenas Paracatu

Notícias UniAtenas - Paracatu (MG)

A importância do pré-natal durante a gravidez


A gestação é um momento muito especial na vida da mulher. É um misto de emoções felizes com a chegada de uma nova vida, mas também pode gerar insegurança com todas as dúvidas que surgem, principalmente, as mamães de primeira viagem. 


Por isso, o Tá Ligado de hoje recebe a professora Giovanna Garibaldi, para esclarecer o que é e como funciona o pré-natal. Afinal, gravidez não é doença, mas é uma fase que requer cuidados.


O que é o pré-natal?
O pré-natal é o acompanhamento da gestante por meio de médicos ou enfermeiros, desde o momento em que se confirma a gravidez até o período do parto. A realização do pré-natal durante a gestação é muito importante para acompanhar a saúde da futura mamãe e o crescimento do bebê. 
Quantas consultas são realizadas?
O ideal é que se inicie precocemente, no primeiro trimestre, ou seja, nas primeiras 12 semanas de gestação. E devem acontecer no mínimo 6 consultas para que a futura mamãe tenha um acompanhamento adequado, diminuindo os riscos de complicações tanto para ela quanto para o bebê. 
Como é feito o pré-natal?
Além dos exames clínicos e laboratoriais, durante as consultas, a futura mamãe receberá dicas para diminuir os desconfortos causados pelo crescimento da barriga: pernas inchadas, dor lombar, tonturas, posição para dormir, entre outros.
Também será orientada sobre o preparo das mamas para o aleitamento materno, afinal de contas queremos um bebê muito saudável, não é mesmo? 
Além disso, também receberá informações sobre os cuidados com o bebê, primeiras vacinas e testes de pezinho e orelhinha. 


Ah... E não é só o bebê que merece atenção! É importante que a paciente mantenha o cartão da gestante dentro da bolsa, pois é nele que estão registradas todas as informações necessárias, caso precise fazer uma visitinha ao médico inesperadamente.
Por isso, você que está grávida, não deixe de comparecer às consultas agendadas e aproveite ao máximo o seu pré- natal para esclarecer dúvidas. E leve o seu companheiro com você. É direito da gestante, garantido por lei, ter um acompanhante à sua escolha na gestação, parto e pós-parto!

chamar no whatsapp WhatsApp Uniatenas

Usamos cookies para analisar suas interações neste site e melhorar a sua experiência de navegação. Ao usar nosso site, entendemos que você está ciente da nossa Política de Privacidade e concorda com o uso de cookies.