Jornada Temática

Saúde Mental foi um dos assuntos discutidos na Jornada Temática dos cursos da área de Saúde da Faculdade Atenas, que aconteceu no dia 25 de novembro. Além disso, o evento contou com uma programação multidisciplinar, com atividades voltadas para o emagrecimento, injetáveis, massoterapia, acupuntura, arbitragem e danças.

O tema da Saúde Mental foi discutido pelo médico Cláudio Malavolta e pela psicóloga Ana Cecília Faria – ambos também são professores da Faculdade Atenas. Em sua palestra, Malavolta falou sobre a parte clínica da Saúde Mental e destacou a importância de se discutir o assunto no meio acadêmico: “Em todas as faculdades, os alunos têm um alto índice de transtorno mental e por isso nós estamos trazendo o tema, para esclarecer dúvidas e orientar as pessoas a procurarem por ajuda”.

Já Ana Cecília Faria chamou atenção para a parte psicológica dos transtornos mentais para os futuros profissionais da área de Saúde. “Esse tema se torna muito importante em função do aluno ter dentro desses aspectos uma visão de como se trabalhar clinicamente, pessoalmente e como desmistificar algumas questões”, afirmou a psicóloga.

O acadêmico Murillo Husni, do curso de Medicina, foi um dos participantes da Jornada Temática que elogiou a escolha do tema. “A saúde mental é um tema de tal relevância que deveria ser abordada em todos os locais”, disse Husni. O acadêmico desenvolveu uma pesquisa de campo sobre Saúde Mental com os alunos de Medicina e chamou atenção para a necessidade de se discutir o assunto.

Ainda a coordenadora do curso de Nutrição, Fernanda Franco, destacou o aspecto multidisciplinar da Jornada Temática. “É importante a gente conhecer a função do outro profissional. Não para que possamos agir da mesma forma daquele profissional, mas para entendermos a sua importância e fazermos os encaminhamentos necessários”, afirmou Fernanda.