Visualizar Notícias - UniAtenas Paracatu

Notícias UniAtenas - Paracatu (MG)

O QUE É MASTITE BOVINA?


Mastite é a inflamação da glândula mamária e caracteriza-se por alterações físicas, químicas e organolépticas do leite, e alterações no tecido glandular. Pode ser clínica (superaguda, aguda, subaguda ou crônica) ou subclínica.

A mastite bovina pode ser causada por agentes químicos ou físicos, mas na maioria dos casos é causada por bactérias.

A doença é responsável por grandes perdas econômicas, podendo reduzir em até 50% a produção de leite. Não só a mastite clínica, mas também a subclínica, alteram a produção de leite e sua composição química e diminuem a vida produtiva da vaca.

Na mastite clínica superaguda observam-se sinais de inflamação, como calor, dor e endurecimento da glândula mamária, acompanhados de sintomatologia sistêmica, como febre, depressão e anorexia. O leite se apresenta alterado, com presença de grumos e/ou sangue.

O diagnóstico é feito através dos sinais clínicos, como anormalidades na glândula mamária e no leite. O sucesso do controle ocorre se a taxa de infecção é mantida baixa ou reduzida, seja através da prevenção de novas infecções ou da eliminação das infecções pré-existentes.

Para isso, é imprescindível estabelecer um programa de medidas que devem ser estabelecidas para solucionar o problema. Procure um Médico Veterinário! Ele é o profissional mais habilitado para solucionar este caso!

chamar no whatsapp WhatsApp Uniatenas

Usamos cookies para analisar suas interações neste site e melhorar a sua experiência de navegação. Ao usar nosso site, entendemos que você está ciente da nossa Política de Privacidade e concorda com o uso de cookies.