Faculdade Atenas-Passos sedia encontro de comitês de ética em pesquisa

A Faculdade Atenas-Passos realizou, em seu auditório, o I Encontro de Comitês de Ética em Pesquisa de Passos, com a participação de membros do comitê da própria instituição e dos comitês da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/ Unidade Passos), Santa Casa de Misericórdia de Passos e Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas-Campus Passos).

Uma iniciativa do professor José de Paula Silva, coordenador do Comitê de Ética da Atenas-Passos, o encontro de comitês foi realizado no dia 20 de setembro, como parte da programação do I Seminário de Iniciação Científica da Faculdade Atenas-Passos. Além de representantes dos quatro comitês do município, a reunião contou com professores e estudantes na plateia.

Em uma mesa redonda, os membros dos comitês apresentaram o funcionamento dos seus trabalhos, relataram dificuldades e propuseram ações conjuntas para consolidar a atuação dos comitês de ética e, por conseguinte, o desenvolvimento, com segurança, dos estudos na área da saúde. Os comitês de ética em pesquisa têm a missão de avaliar projetos de pesquisa em seres humanos, a fim de garantir sua adequação ética, bem como a integridade física e psicológica dos participantes de pesquisas práticas no âmbito da saúde.

A proposta do encontro foi muito bem recebida e elogiada pelos representantes das quatro instituições. “Cada instituição tem uma realidade, não existe uma receita de bolo, vamos aglutinar nossos pares e manter os encontros dos comitês, de forma itinerante”, afirmou o idealizador do primeiro encontro, professor José de Paula, que foi indicado pelos demais para conduzir a continuidade do trabalho.

O grupo elencou três ações a implementar: uma capacitação para docentes e orientadores de pesquisa e iniciação científica das quatro instituições, a designação de conselheiros ad hoc entre os comitês locais, e a criação de um calendário de encontros regulares dos comitês para a continuidade de troca de experiências e soluções conjuntas.