Visualizar Notícias - UniAtenas Passos

Notícias Faculdade Atenas - Passos (MG)

Cuidados Paliativos são tema de palestra na Faculdade Atenas-Passos


A convite da professora Edna Freitas, docente da disciplina de Bioética e Ética Médica da Faculdade Atenas-Passos, o Dr. Leonardo Consolim falou aos estudantes de 2º e 4º período do curso de Medicina sobre Cuidados Paliativos. 

Médico paliativista no Hospital Regional do Câncer de Passos (HRC) e também professor e coordenador do curso de Medicina da Uemg (Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Passos), o Dr. Leonardo apresentou os conceitos acerca dos cuidados paliativos e sua diferença em relação ao modelo curativo.

Definem-se como cuidados paliativos aqueles cuidados de saúde ativos e integrais prestados à pessoa com doença grave, progressiva e que ameaça a continuidade da sua vida. O intuito é promover a qualidade de vida do paciente e seus familiares, e podem ser aplicados em casa, instituições de longa permanência, hospitais e UTI.

Segundo explanou o médico, enquanto o modelo curativo tem foco na doença e na sua progressão, dividindo corpo e mente, com uma visão cartesiana em relação ao paciente, no modelo paliativo o foco principal é o alívio do sofrimento. A medicina paliativa atua em uma dimensão biopsicosocioespiritual, e por isso envolve cuidados realizados em uma abordagem interdisciplinar, com equipe formada por médico, enfermeiro, psicólogo, terapeuta ocupacional e assistente social, entre outros profissionais. 

O palestrante explicou a origem do termo ‘paliativo’, que vem do grego pallium, vocábulo que designa o manto que protegia os cavaleiros. Assim, o cuidado paliativo, ao contrário do que muitas vezes se interpreta, não deve ser usado somente quando a doença já atingiu um grau irreversível, mas sim durante todo o tratamento. “Não é suspender tratamentos (medicamentosos), mas, sim, ampliar os cuidados oferecidos para o bem-estar físico, emocional, social, familiar e espiritual do paciente”, esclareceu o Dr. Leonardo. 

O médico paliativista apresentou alguns resultados contemporâneos, que mostram o efeito positivo dos cuidados paliativos para pacientes com enfermidades graves. A apresentação contou com a participação de um grande número de acadêmicos de Medicina da Faculdade Atenas-Passos, que puderam conhecer o tema e tirar suas dúvidas.

chamar no whatsapp WhatsApp Atenas

Usamos cookies para analisar suas interações neste site e melhorar a sua experiência de navegação. Ao usar nosso site, entendemos que você está ciente da nossa Política de Privacidade e concorda com o uso de cookies.