Atenção Integral à Saúde do Homem é tema de ‘sala de aula invertida’ na Faculdade Atenas-Passos

Em suas disciplinas de Interação Comunitária IV, no curso de Medicina da Faculdade Atenas-Passos, os estudantes do 4º período tiveram o método da sala de aula invertida para trabalhar a temática da Atenção Integral à Saúde do Homem. As atividades foram conduzidas pelos professores Mateus Goulart e Vanessa Queiroz.

Os discentes planejaram e encenaram situações que ocorrem comumente em unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) envolvendo a saúde do homem, com os assuntos: prevenção do câncer masculino; princípios e diretrizes de Atenção Integral à Saúde do Homem; complicações da Hipertensão e Diabetes e a importância da mudança dos hábitos de vida da população masculina; e pré-natal masculino.

Além de trazer à discussão fatos do cotidiano no atendimento em saúde, a sala de aula invertida possibilita atender às particularidades de cada aluno.  “Trata-se de um modelo no qual se inverte o papel tradicional do tempo de aula em sala e traz uma readaptação no método de ensino-aprendizagem para atendimento das necessidades individuais dos estudantes. Assim, corrobora para aprendizagem e associação do conteúdo teórico à vivências práticas”, explica o professor Mateus.