Visualizar Notícias - UniAtenas Passos

Notícias Faculdade Atenas - Passos (MG)

Assessora Acadêmica da Faculdade Atenas-Passos defendeu tese de doutorado


A Assessora Acadêmica da Faculdade Atenas-Passos, a Prof.ª Vanessa Queiroz, defendeu sua tese de doutorado intitulada “A qualidade da Atenção Primária à Saúde a partir do Programa Mais Médicos: avaliação da Estratégia de Saúde da Família por usuários”, que trata de um tema relevante para a saúde pública na contemporaneidade. 

O doutoramento foi realizado na área de Saúde Pública, no Departamento de Medicina Social da USP/Ribeirão Preto. A tese foi aprovada pelas professoras da USP Aldaísa Cassanho Forster (orientadora e presidente da Comissão Julgadora), Janise Braga Barros Ferreira e Angelina Lettiere Viana, e também por Maria Ambrosina Cardoso Maia, docente da UEMG Unidade Passos, convidada para a banca.

“O objetivo foi avaliar a qualidade da Estratégia de Saúde da Família no município de Passos, na percepção dos usuários adultos, bem como comparar as unidades cujas equipes possuem médicos do Programa Mais Médicos e aquelas cujas equipes possuem médicos de contratação direta, fora do programa”, explica a professora Vanessa Queiroz.

Ainda conforme a assessora acadêmica, a ênfase da pesquisa foi encontrar evidências da efetividade e do cumprimento dos objetivos do programa Mais Médicos, do ponto de vista da população-alvo, durante esse tempo da sua implantação, que foi em 2013. “Apesar do tempo exíguo, já existem eixos propostos pelo programa que merecem ser evidenciados, sobretudo como eles têm influenciado para a qualidade da ESF”, afirma Vanessa Queiroz.

Dentre os resultados obtidos na tese, percebe-se que tanto nas unidades de ESF com profissionais do Mais Médicos, quanto nas unidades sem médicos do programa, ainda há baixos escores da atenção primária, ou seja, de modo geral as unidades ainda são pouco provedoras de atenção primária, e ainda não são percebidas pelos usuários a partir de aspectos qualitativos. De acordo com a professora, os resultados apontam para uma necessária revisão nos aspectos de gestão, organização de processos e melhor comunicação entre as unidades de ESF e a comunidade, acerca dos serviços de saúde primária, bem como adequações e melhorias relacionadas ao programa Mais Médicos.

Os dados serão compartilhados com a Administração Municipal e os profissionais de ESF, bem como serão apresentados aos usuários por meio do Conselho Municipal de Saúde (CMS). “É importante que o trabalho não se restrinja aos meios acadêmicos, mas que também oportunize as melhorias da gestão dos serviços municipais, além de levar esses resultados para os usuários, afinal foram eles os sujeitos da pesquisa”, ressalta Vanessa Queiroz.

A comunidade acadêmica do Grupo Atenas parabeniza a colaboradora pela importante conquista e por seu trabalho de pesquisa científica que contribui para engrandecer os estudos na área da Saúde.

Visualize abaixo algumas fotos da notícia
chamar no whatsapp WhatsApp Atenas

Usamos cookies para analisar suas interações neste site e melhorar a sua experiência de navegação. Ao usar nosso site, entendemos que você está ciente da nossa Política de Privacidade e concorda com o uso de cookies.