Visualizar Notícias - UniAtenas Passos

Notícias Faculdade Atenas - Passos (MG)

A atuação crescente da Medicina de Família e Comunidade


A necessidade de ampliação da Atenção Primária à Saúde, associado aos processos de transição epidemiológica e envelhecimento da população, têm fortalecido a atuação da Medicina da Família e Comunidade (MFC), especialidade médica reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) desde 1981. Trata-se da área voltada a atender pessoas de todas as faixas etárias e com diferentes condições de saúde, fazendo uma interface com a família e a comunidade onde essas pessoas vivem.

 

“O médico de família e comunidade desenvolve suas atividades em ambiente domiciliar ou junto às Unidades Básicas de Saúde, podendo também atuar em ações de gestão, serviços de ‘home care’, saúde suplementar, hospitais e serviços de Urgência e Emergência, tendo este um mercado amplo. Dentre as principais ações desenvolvidas por ele, estão: promoção de cuidados contínuos, incluindo a prevenção de doenças, físicas ou mentais”, afirma a Dr.a Talyta Jabace Soares Maia, médica nessa área e docente no curso de Medicina da Faculdade Atenas-Passos.

 

Conforme aponta a médica e professora, o profissional de MFC consegue ter um olhar abrangente, resolvendo grande parte dos problemas de saúde do indivíduo. “Ele coordena o cuidado ao longo do tempo, com resolutividade de 85% a 95%, evitando gastos desnecessários. A ideia central dessa especialidade é conhecer e acompanhar o paciente por toda a vida”, explica a Dr.a Talyta Maia.

 

De acordo com a médica, o Brasil ainda não apresenta um número suficiente de especialistas em MFC e por isso, grande parte das equipes de Saúde da Família não são constituídas por médico da especialidade, o que dificulta a implementação completa da Atenção Primária à Saúde no país. Além disso, ela considera que o médico de família e comunidade possui alguns desafios profissionais, pois lidam com problemas muito complexos, que envolvem aspectos biopsicossociais, que interferem no processo saúde-doenças, tais como: o desemprego, a dependência química, o abandono, entre outros.

 

Por outro lado, é uma especialidade que traz realização profissional. “É muito prazeroso ser MFC, saber que realmente podemos fazer a diferença na vida de diversas pessoas. É uma medicina pura, genuína”, ressalta a Dr.a Talyta. Ela acredita ser uma excelente especialidade para quem gosta da clínica ampliada.

 

Conforme aponta a Dr.a Talyta, o curso de Medicina da Faculdade Atenas-Passos oferece uma relação muito estreita e positiva com a MFC, e os acadêmicos já são inseridos nas Unidades Básicas de Saúde desde o primeiro ano do curso, por meio da participação em ações de visita domiciliar, educação em saúde, intervenção em salas de espera e trabalhos em escolas, com a prática da medicina preventiva literalmente. “Acredito que essa aliança será cada vez melhor com o passar dos anos, pois colheremos os frutos plantados durante toda a jornada do curso”, afirma a professora.

chamar no whatsapp WhatsApp Atenas

Usamos cookies para analisar suas interações neste site e melhorar a sua experiência de navegação. Ao usar nosso site, entendemos que você está ciente da nossa Política de Privacidade e concorda com o uso de cookies.