Visualizar Notícias - UniAtenas Passos

Notícias Faculdade Atenas - Passos (MG)

10 curiosidades sobre Medicina, com a Dr.ª Lucélia Caputo


Os médicos são profissionais de grande importância na civilização, pois são capazes de atuar nos diversos processos de  saúde-doença, por meio de ações de promoção da saúde, prevenção e doenças e agravos, diagnóstico e tratamento de agravos à saúde, que vão desde uma simples virose (resfriado comum) até uma virose muito grave (AIDS). 

A atuação dos médicos também ocorre por meio de cuidados aos pacientes com quadros degenerativos, infecções ocasionadas por diferentes agentes etiológicos, neoplasias, entre outras condições de saúde.

Com o início do semestre letivo, a médica patologista Dr.ª Lucélia Rita Gaudino Caputo, preparou dez curiosidades sobre a área da Medicina.

1 – MUITO ESTUDO - Os médicos se preparam durante muitas horas de estudo por dias, semanas, meses e anos a fio, para depois serem aptos a identificar e diagnosticar diversas doenças.
2 – IDENTIFICAÇÃO E PREVENÇÃO -  Os médicos são capazes de estabelecer fatores de risco para inúmeras doenças, portanto, conseguem criar parâmetros que favorecem a prevenção destas enfermidades.
3 – CIRURGIAS – O médico-cirurgião realiza desde cirurgias curativas e paliativas até estéticas. Dentro da especialidade de cirurgia geral, existe um treinamento especial para cada uma delas,  inclusive para subespecialidades cirúrgicas, como bariátrica, plástica, cardíaca, neurológica e ortopédica, entre outras.
4 – DESENVOLVIMENTO – A prática médica estuda todos os estágios da vida humana, desde as fases de concepção (medicina fetal), passando pelo desenvolvimento embrionário e fetal, até o momento do parto (obstetra). 
5 – PÓS-NASCIMENTO - Após o parto, há o momento do neonatologista, que é o pediatra que cuida do recém-nascido, em especial aquele que tem necessidade de UTI. O pediatra atende todo o período da infância, até os 18 anos.
6 – CLÍNICA MÉDICA - O médico mais apto a diagnosticar e tratar as principais doenças são os clínicos, que têm o conhecimento da chamada medicina interna, de onde partem outras subespecialidades como a cardiologia, pneumologia, gastroenterologia, dermatologia, infectologia e neurologia, entre outras.
7 – GERIATRIA – O médico geriatra é aquele que além da clínica médica, também se especializou em doenças típicas da velhice, sendo muito importante na sua prevenção para promover o envelhecimento saudável, evitando as doenças mais comuns.
8 – DIAGNÓSTICO - O médico realiza diagnósticos utilizando-se de aparelhos onde se visualizam os órgãos e tecidos, sendo esta especialidade chamada de Imaginologia, em que são utilizados os aparelhos de raio-x, ultrassom, tomografia computadorizada, ressonância magnética, cintilografia, entre outros. O médico é o profissional responsável pelos diagnósticos feitos a partir de fragmentos de tecidos doentes, utilizando-se de técnicas específicas de processamento, em microscópios, sendo estes processos estudados dentro da especialidade de patologia.
9 – FAMÍLIA E COMUNIDADE  - O médico que se dedica aos cuidados da comunidade e trabalha na estratégia de saúde da família é o especialista em saúde da família e comunidade, formado em residência específica da área, que está apto aos principais diagnósticos e, principalmente, na educação em saúde e em medicina preventiva, promovendo uma vida mais saudável para a população.
10 – EXERCÍCIO DA PROFISSÃO - Para exercer a profissão de médico, é obrigatório que a faculdade tenha sido autorizada e reconhecida pelo MEC, e registrada no Conselho Regional de Medicina (CRM). Além disso, a residência médica é a única maneira de se tornar especialista em uma área.

Sabemos que vocês estão muito ansiosos para o início das aulas! 
Então, fiquem ligados nas redes sociais da Faculdade Atenas-Passos para mais novidades. 

Instagram: @atenas.passos
Facebook: fb.com/atenas.passos

chamar no whatsapp WhatsApp Atenas

Usamos cookies para analisar suas interações neste site e melhorar a sua experiência de navegação. Ao usar nosso site, entendemos que você está ciente da nossa Política de Privacidade e concorda com o uso de cookies.