Docente da Faculdade Atenas Passos conduz pesquisa sobre síndromes genéticas

A Profª. Drª. Francielle Marques Araújo Andrade Cançado, docente do curso de Medicina da Faculdade Atenas Passos, está liderando uma pesquisa no Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa (IEP-MG), intitulada “Síndromes Genéticas mais Prevalentes em uma Instituição Socioeducativa de uma Cidade Interiorana Mineira”.

O IEP-MG é um braço da Federação das Apaes (Associação do Estado de Minas Gerais (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), com o objetivo de levar a sistematização e análise de dados à prática dos profissionais que trabalham diretamente com a Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e à Gestão de Organizações da Sociedade Civil, melhorando o acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações realizadas.

São integrantes do grupo de pesquisa liderado pela professora Francielle os estudantes Ana Carolina Vilela Orsi, Pedro Henrique Silveira Pereira e Rafaela Luiza Vilela de Souza, discentes do curso de Medicina da Faculdade Atenas Passos.

O projeto busca verificar a quantidade de alunos com as síndromes de Down, Turner e do X Frágil e a existência de diagnóstico genético destas síndromes em uma organização social de uma cidade interiorana de Minas Gerais, visando fornecer aos indivíduos afetados e aos seus familiares informações sobre as características hereditárias, possível tratamento, cuidados necessários e planejamento reprodutivo.

Periodicamente, a Profª. Drª. Francielle participa de encontros virtuais do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas (NIEP) do Instituto Darci Barbosa (fotos), ocasiões em que tem a oportunidade de apresentar a evolução da sua pesquisa e conhecer projetos de outros pesquisadores.

A iniciativa da professora do curso de Medicina da Faculdade Atenas Passos vem contribuir para o fortalecimento da pesquisa científica na instituição, dando aos discentes mais uma possibilidade de inserção na iniciação científica.