Visualizar Notícias - UniAtenas Passos

Notícias Faculdade Atenas - Passos (MG)

A Faculdade Atenas Passos renovou selo de responsabilidade social

A Faculdade Atenas Passos, recebeu pelo segundo ano consecutivo, o selo de Instituição Socialmente Responsável, emitido pela Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). O selo certifica que a faculdade participou da 16ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular e tem vigência até outubro de 2021.

Ao longo deste ano, a Faculdade Atenas Passos realizou seis conjuntos de ações voltadas à responsabilidade social, com predominância para os cuidados com a saúde, em razão da covid-19 e esforços para o combate à pandemia, além da promoção do bem-estar da comunidade acadêmica e da população em geral.

A primeira série de ações teve início em março, logo após a confirmação da pandemia, e consistiu na produção de vídeos educativos e transmissões ao vivo em rede social, as lives, que levaram à população orientações de prevenção ao coronavírus e outros temas relevantes da saúde. Ao longo do ano, a Faculdade Atenas Passos produziu 12 vídeos e lives de cunho educativo para auxiliar no enfrentamento à pandemia.

Também no formato virtual, por meio de plataformas de transmissão e videoaulas, a Faculdade Atenas Passos realizou cinco eventos, entre os meses de junho e novembro. Quatro deles – 5ª e 6ª jornadas temáticas, seminário de iniciação científica e ciclo de palestras - abordaram temas específicos da saúde, tais como a covid-19, urgência e emergência, e saúde integral, para atender à comunidade acadêmica e profissionais da região.

O outro evento on-line, o Atenas Aberta, atendeu gestores e estudantes de ensino médio que desejavam conhecer a instituição.  Assim, com os eventos virtuais, a Faculdade pôde manter a oferta de conteúdo ampliado para seus alunos, bem como oportunizar que outros públicos participassem das capacitações técnicas, visando à melhoria no atendimento à saúde da população.

Na forma de matérias escritas publicadas em seu site e nas redes sociais, a Faculdade Atenas Passos produziu mês a mês a série denominada Conectados com o Professor, com os temas relevantes para o combate à pandemia covid-19 e ações do calendário anual de promoção da saúde.

Houve também o apoio à realização de ações solidárias pelos estudantes da instituição. A Atlética Quimera realizou uma live solidária para arrecadar fundos para o Hospital Regional do Câncer de Passos (HRC) e a Liga Acadêmica da Criança e Adolescente de Passos (LACAP) arrecadou donativos para o Centro de Aprendizagem Pró-Menor de Passos (CAPP).

Já em outubro, com as devidas medidas de proteção para os participantes, a Faculdade Atenas realizou duas ações presenciais. Uma foi o apoio à Secretaria Municipal de Saúde no lançamento do Outubro Rosa, na praça do Rosário, em Passos, para orientações à população sobre a prevenção ao câncer de mama.

A outra ação foi o “Dia D” da campanha da responsabilidade social, com o projeto “Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas”, dirigido à saúde e bem-estar das colaboradoras do campus. Além de testes rápidos de saúde, foi realizada a coleta para o exame preventivo Papanicolau, palestra sobre câncer de mama e uma tarde especial de estética com corte e escovação de cabelos, maquiagem, esmaltagem, massagem relaxante e sessão de fotos, enaltecendo a autoestima das funcionárias.

Da mesma forma, está prevista uma ação para o Novembro Azul, com ações educativas e de bem-estar voltadas aos colaboradores do campus da Faculdade Atenas Passos.

Além das ações educativas e solidárias, dois importantes estudos científicos conduzidos por docentes e discentes da instituição também contribuíram para o município.

Coordenado pelo Prof. José de Paula Silva, o estudo Análise Espacial das Notificações de Covid-19 em Passos realizou um mapa de Kernel que permitiu a identificação de setores considerados quentes, onde existe maior influência das notificações em suas regiões vizinhas.

O projeto da Profª. Sabrina Reis, em andamento, tem o objetivo de estabelecer relações causais entre fatores de risco com a infecção e gravidade por SARS-CoV-2 em Passos, através de um estudo ‘coorte prospectivo’ onde 300 indivíduos sem infecção prévia ou atual foram incluídos e estão sendo acompanhados para avaliação da incidência da covid-19 ao final do estudo.

“Neste ano atípico em toda a instituição se esforçou para a adaptação das aulas on-line, agradecemos também pelo compromisso de todos – docentes, alunos e técnicos-administrativos -  para continuarmos nossas ações de responsabilidade social, contribuindo para a população de Passos e região”, salienta a assessora acadêmica da Faculdade Atenas Passos, Profª. Vanessa Queiroz.