Visualizar Notícias - UniAtenas Passos

Notícias Faculdade Atenas - Passos (MG)

Policlínica da Faculdade Atenas Passos funciona a partir de fevereiro


Novo espaço construído dentro do campus para as atividades práticas do curso de Medicina, a Policlínica da Faculdade Atenas Passos inicia suas atividades em fevereiro deste ano. Nela, serão atendidos pacientes encaminhados pelas unidades municipais de saúde ligadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) para consultas médicas em quatro grandes áreas: ginecologia e obstetrícia, pediatria, clínica médica e clínica cirúrgica.

“Na Policlínica, os alunos a partir do sétimo período terão contato prático com aquilo que foi ministrado teoricamente em sala de aula, em atendimentos sempre realizados com médicos supervisores. Além do benefício para o ensino-aprendizagem, a Policlínica também atenderá a demanda reprimida do SUS nas principais especialidades”, informa a Drª. Lucélia Caputo, coordenadora do curso de Medicina da Faculdade Atenas Passos.

O espaço conta com vinte salas de atendimento, duas salas de pequenos procedimentos, sala de apoio para medicação, sala de eletrocardiograma e salas de estudos, onde os estudantes discutirão com seus supervisores sobre o que foi feito durante cada atendimento.

Na área de pediatria serão atendidas crianças com idade até 12 anos, 11 meses e 29 dias, desde a puericultura (acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança) até o exame físico para diagnóstico, caso seja necessário. “Serão atendidas também, crianças referenciadas pelas Equipes de Saúde da Família que estejam apresentando quadros agudos, como tosse, diarreia ou febre a esclarecer”, explica a coordenadora do curso.

A Drª. Lucélia informa que a ginecologia auxiliará nos atendimentos de consultas demandadas ao SUS e a obstetrícia assistirá as gestantes de médio risco, dessa forma auxiliando também a ‘desafogar’ a rede pública, oferecendo um atendimento com especialistas. 

Na área de clínica médica, serão atendidos os casos crônicos de difícil controle que estão nas unidades da ESF (Estratégia Saúde da Família), tais como: Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus, Asma, DPOC. “Assim poderá aumentar a resolubilidade dessa demanda que existe no sistema público de saúde”, aponta a Drª. Lucélia.

Já na área de clínica cirúrgica serão realizados procedimentos eletivos que precisam passar pela avaliação de um cirurgião. “Com as salas de pequenos procedimentos poderão ser realizadas retiradas de pintas, biópsias de pele, tratamentos em unhas encravadas, entre outros procedimentos”, esclarece a médica e coordenadora do curso. 

O atendimento na Policlínica da Faculdade Atenas Passos acontecerá por meio de um fluxo da Secretaria Municipal de Saúde, que identificará os casos e encaminhará para esse atendimento. 

Em visita às instalações da Policlínica, o prefeito Diego Oliveira elogiou a Faculdade Atenas Passos pela implantação do novo espaço. “É gratificante quando a gente vê uma coisa positiva assim, que vai atender o nosso povo. Vocês estão de parabéns!”, exclamou.

A Policlínica está instalada no campus da Faculdade Atenas Passos, na rua Oscar Cândido Monteiro (antiga rua Amarantos), número 1000, no bairro Jardim Colégio de Passos.

Visualize abaixo algumas fotos da notícia
chamar no whatsapp WhatsApp Atenas

Usamos cookies para analisar suas interações neste site e melhorar a sua experiência de navegação. Ao usar nosso site, entendemos que você está ciente da nossa Política de Privacidade e concorda com o uso de cookies.