Visualizar Notícias - UniAtenas Passos

Notícias Faculdade Atenas - Passos (MG)

7ª Jornada Temática da Faculdade Atenas Passos integrou Medicina e Odontologia


Com o tema “Saúde bucal e suas complicações sistêmicas”, foi realizada em formato on-line a 7ª Jornada Temática da Faculdade Atenas Passos, integrando docentes e discentes dos cursos de Medicina e Odontologia. 

Com participação da comunidade acadêmica pela plataforma Microsoft Teams e com transmissão ao vivo pelo YouTube, aberta a todos os interessados, a jornada temática foi realizada em uma manhã de sábado letivo e reuniu cerca de 300 participantes, entre professores, alunos, colaboradores técnico-administrativos e internautas.

A programação incluiu três palestras e também um momento cultural, com vídeos de apresentações artísticas de alunas dos cursos. Camila Gomes, do 1° período do curso de Odontologia apresentou uma performance de piano com a música “The scientist”, e Micaella Marinho, do 7º período do curso de Medicina, apresentou seu clipe no qual canta a música “Vinde a mim”.

“A boca representa, claramente, um amplo reservatório de microrganismos que podem desencadear doenças sistêmicas. Neste contexto, é importante que todos os profissionais de saúde conheçam o tema, para prevenir doenças oriundas da falta de cuidados com a saúde bucal”, afirmou em sua fala de abertura a Drª. Cíntia Bueno, cirurgiã-dentista e coordenadora do curso de Odontologia.

A Drª. Lucélia Caputo, médica patologista e coordenadora do curso de Medicina, também ressaltou a importância do trabalho conjunto entre as duas áreas. “Dessa vez, a jornada temática traz a integração com a Odonto, ampliando os conhecimentos. É importante lembrar do papel da equipe multiprofissional, médico e dentista trabalhando em prol do nosso protagonista, que é o paciente. Assim, atentar que a equipe multiprofissional é o que vai trazer um melhor atendimento para nossa população”, afirmou.

O cirurgião-dentista Dr. Gustavo Souza de Oliveira, especialista em Implantodontia e em Cirurgia Buco Maxilo Facial, foi quem abriu as palestras da manhã, com o tema “Importância do reconhecimento das manifestações bucais e de condições sistêmicas”.

Na sequência, a médica ginecologista Drª. Cynara Maria Pereira, docente no curso de Medicina na Faculdade Atenas Passos, falou sobre o tema “Fatores desencadeadores do parto prematuro: porque as gestantes precisam ir ao dentista.”

A terceira palestra da manhã, “Endocardites infecciosas: complicações graves do descuido com a saúde bucal”, foi proferida pelo Dr. Flávio Costa Chaves, médico de Família e Comunidade.

Após cada apresentação, foram dedicados 10 minutos para respostas às perguntas enviadas pelos alunos. Na avaliação das coordenadoras dos cursos, a jornada temática foi muito produtiva, com grande participação e elogios por parte dos alunos e dos palestrantes.

No encerramento do evento, a assessora acadêmica da Faculdade Atenas Passos, Profª. Vanessa Queiroz, agradeceu a todos pela participação - docentes, discentes, palestrantes e equipe técnica-administrativa – “que muito se empenhou para trazer essa brilhante jornada que muito contribuiu para o nosso crescimento”. 

“Gostaria de destacar a nossa alegria em ter essa jornada integrada, que consolida o trabalho que a gente vem desenvolvendo em prol de termos mais cursos e mais movimentação na área da saúde. E hoje, tivemos a oportunidade de vivenciar a importância da atenção interprofissional e da integralidade do cuidado, que fazem parte dos nossos objetivos iniciais”, finalizou a assessora acadêmica.

As jornadas temáticas dos cursos da Faculdade Atenas Passos são realizadas semestralmente. As gravações desses e de outros eventos e palestras na área da saúde estão disponíveis no canal “Faculdade Atenas Passos”, na plataforma YouTube. Avisos, dicas e notícias sobre a faculdade também podem ser acompanhadas pelo perfil @atenas.passos nas redes sociais Facebook e Instagram.

Visualize abaixo algumas fotos da notícia
chamar no whatsapp WhatsApp Atenas

Usamos cookies para analisar suas interações neste site e melhorar a sua experiência de navegação. Ao usar nosso site, entendemos que você está ciente da nossa Política de Privacidade e concorda com o uso de cookies.