Acadêmicos da Faculdade Atenas Passos apresentam trabalhos em evento internacional

Os acadêmicos Mateus Sena e Luiz Gabriel Cherain, ambos do 6º período de Medicina na Faculdade Atenas Passos, apresentarão trabalhos científicos no congresso anual da American Association of Neurological Surgeons (AANS), associação científica e educacional com mais de 12 mil membros em todo o mundo.

Considerado um dos maiores eventos mundiais de neurocirurgia, o congresso da AANS, que acontecerá no mês de agosto na Flórida (EUA), é também ligado a outras entidades internacionais: Harvey Cushing Society, American Board of Neurological Surgery, Royal College of Physicians and Surgeons of Canada  e Mexican Council of Neurological Surgery.

Como forma de apoiar a produção científica no Campus, a Faculdade Atenas Passos subsidiou parte dos custos de participação dos acadêmicos no evento internacional. Devido à pandemia, os acadêmicos participarão do congresso no formato remoto. Os artigos serão apresentados por eles em inglês, na modalidade de e-poster com apresentação oral on-line.

Mateus apresentará três artigos científicos produzidos sob orientação do neurocirurgião e docente da Faculdade Atenas, Dr. Nícollas Nunes Rabelo.

O primeiro artigo, em que Mateus é o autor principal, é intitulado “Mortes súbitas inexplicadas em adultos causadas por patologias intracranianas: revisão sistemática.”

Outro artigo apresentado por Mateus, produzido em coautoria com os acadêmicos Rafaela Luiza Vilela de Souza, Ghaspar Gomes de Oliveira Alves Francisco, João Marcos Alcântara de Souza, Mariana Guedes Lopes Bacelar, Rafaela de Souza e Paula, é chamado “Estudo comparativo entre anestesia geral, raquianestesia e anestesia peridural na cirurgia de hérnia de disco lombar: qual é a mais vantajosa? Revisão sistemática”.

O terceiro artigo, “Encefalopatia traumática crônica em atletas, jogadores, boxeadores e militares: revisão sistemática”, foi produzido por Mateus e os coautores Rafaela Luiza Vilela de Souza, Ghaspar Gomes de Oliveira Alves Francisco e João Marcos Alcântara de Souza.

Já Luiz Gabriel apresentará o artigo “Sistema glinfático e o traumatismo cranioencefálico”.

“A importância do envolvimento com a produção científica foi meu maior incentivo para produzir esses artigos, pois os benefícios que ela traz fazem total diferença na minha formação acadêmica e profissional”, afirma Mateus Sena.

Luiz Gabriel também menciona a importância de eventos dessa natureza. “A paixão pela escrita científica e a vontade de aprender sempre são fatores que me motivam a produzir, não apenas para esse congresso, mas para outros eventos nacionais e internacionais em que participo”, afirma.

O professor e orientador Dr. Nícollas Rabelo comenta sobre o significado de participar desse evento: “A eleição para se apresentar em um evento desse é de um grande prestígio, mostra que nossa instituição, a Faculdade Atenas, tem alto nível em produção científica, compatível para ser apresentada nos principais congressos internacionais”.

O Dr. Nícollas conta que houve também trabalhos de outras unidades do grupo Atenas aprovados para o congresso da AANS. “Entre os trabalhos eleitos, tivemos inclusive um aprovado para apresentação oral, de um acadêmico de Paracatu”, informa o docente.

“A produção científica gera qualificação e diferenciação do currículo, grandes oportunidades de trabalho, networking, conhecimento, troca de experiências, atualização de conteúdos médicos e me estimula a não ficar na zona de conforto”, afirma Mateus Sena.

“Ela é imprescindível não só para a formação profissional, mas também para o crescimento pessoal do estudante e do médico, visto que o que move a área da saúde (inclusive a medicina) é o conhecimento científico, e temos a vantagem de utilizar a internet nos dias atuais como uma biblioteca universal para o aprimoramento de técnicas e habilidades”, acrescenta Luiz Gabriel.

O Dr. Nícollas, professor do curso de Medicina no Campus Passos, também aponta a participação em congressos como um modo de o aluno aperfeiçoar sua capacidade de apresentação, de síntese, de questionamentos e de encontrar respostas.

“Embora a prática na Medicina seja fundamental, antes de tudo, e se formos para a origem das palavras, o termo Medicina vem do latim ‘Mederi’, que significa saber o melhor caminho, e para sabermos o melhor caminho, precisamos nos pautar pela ciência, pela estatística e pelas probabilidades. Então, a pesquisa científica faz com que tenhamos melhores resultados na prática e contribui para que tenhamos alunos mais bem formados do ponto de vista crítico”, enfatiza o professor.

“Mateus, Luiz Gabriel e os demais alunos do Campus Passos e das demais unidades da nossa instituição estão de parabéns pelos trabalhos executados. É uma grande forma de mostrar o quanto a Faculdade Atenas é série, imbuída da ciência e do desenvolvimento da saúde”, finaliza o docente.