Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

APRESENTAÇÃO DOS MANUSCRITOS

  • São adotadas, neste periódico, as normas de documentação segundo as Normas da ABNT para citação e referências.
  •  O artigo deve ser escrito considerando o máximo de seis mil palavras no formato Word, incluindo figuras, tabelas e quadros, sendo acompanhado de resumo, abstract e de resumem de no máximo 200 palavras e de três a cinco palavras-chave em português, inglês e espanhol. Para a área de saúde, devem-se seguir os descritores de saúde http://decs.bvs.br/.
  •  O texto deve ser digitados em papel A4 (tamanho 21 cm X 29,70 cm), com margem superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2 cm, paginados, parágrafo justificado com recuo de 1,25 cm na primeira linha, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 cm em todo o artigo. O Resumo deve ser formatado com espaço entre linhas simples, fonte Times New Roman, tamanho 10. O número de tabelas e figuras fica restrito a cinco (no total), ou três, quando indivíduais.

SERÃO ACEITOS PARA PUBLICAÇÃO:

Artigos científicos  e  Artigos de revisão.

Composição estrutural do Trabalho

Página 1: 

  • Título do artigo em português; Resumo e palavras-chave;
  • Título do artigo em inglês; Abstract e Key words;
  • Autores

Página 2:

Artigos científicos e Artigos de revisão: Introdução, desenvolvimento (material e método ou descrição da metodologia utilizada, resultados, discussão e/ou comentários); conclusões ou considerações finais; agradecimentos (opcional) e referências.

Página 3:

Indicação de possiveis avaliadores Ad-hoc para o artigo

Recomendável 2 nomes com Nome da instituição - Titulação - Email - Área de atuação

Indica

SOBRE A NORMATIZAÇÃO DOS MANUSCRITOS:

  •  As referências são numeradas (sobrescrito1, sem colchetes), consecutivamente, na ordem em que são mencionadas pela primeira vez no texto. Quando houver mais de um autor utiliza-se o formato (virgula) entre eles. Exemplo: 1,2,3
  •  As ilustrações devem ser apresentadas coloridas ou em Preto e Branco imediatamente após a referência a elas, dentro de cada categoria deverão ser numeradas sequencialmente durante o texto. Abaixo da ilustração deve-se colocar a fonte. Autor e ano (em negrito e fonte 10).
  •  Exemplo: (TAB. 1, FIG. 1, GRÁF.1). Cada ilustração deve ter um título à fonte de onde foi extraída e o ano. Cabeçalhos e legendas devem ser suficientemente claros e compreensíveis sem necessidade de consulta ao texto. As referências às ilustrações no texto deverão ser mencionadas entre parênteses, indicando a categoria e o número da ilustração. Exemplo (TAB. 1).
  •  As medidas de comprimento, altura, peso e volume devem ser expressas em unidades do sistema métrico decimal (metro, quilo, litro) ou seus múltiplos e submúltiplos. As temperaturas, em graus Celsius. Os valores de pressão arterial, em milímetros de mercúrio.
  •  Abreviaturas e símbolos devem obedecer padrões internacionais. Agradecimentos devem constar de parágrafo à parte, colocado antes das referências
    bibliográficas.

 Exemplo de citação:

Diz Rui Barbosa: "Tudo é viver, previvendo." 15

A lista de referências deve seguir a mesma ordem numérica crescente. O sistema numérico não pode ser usado concomitantemente para notas de referência e notas explicativas.  

Exemplo de lista de referências:

1 CRETELLA JÚNIOR, José. Do impeachment no direito brasileiro. [São Paulo]: R. dos Tribunais, 1992. p. 107.

2 BOLETIM ESTATÍSTICO [da] Rede Ferroviária Federal. Rio de Janeiro, 1965. p. 20

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.