Conhecimento dos alunos dos cursos de medicina e enfermagem da cidade de Passos-MG no primeiro atendimento às vítimas com suspeita de trauma cranioencefálico ou trauma raquimedular

Autores

Palavras-chave:

Conhecimento, Traumatismos craniocerebrais, Estudantes de medicina, Estudantes de enfermagem

Resumo

Introdução: O atendimento pré-hospitalar (APH) oferece suporte às vítimas expostas a emergências que ameaçam a vida, como por exemplo o trauma crânio encefálico e trauma raquimedular. Neste contexto, a APH demanda um preparo adequado de alunos dos cursos de medicina e enfermagem. Objetivo: Avaliar o conhecimento dos discentes dos cursos de medicina e enfermagem da cidade de Passos-MG no primeiro atendimento em suspeita de trauma crânio encefálico ou trauma raquimedular. Metodologia: Pesquisa observacional, descritiva, com abordagem quantitativa, que irá envolver uma amostra de 75 alunos dos cursos de medicina e enfermagem do município de Passos-MG. A coleta de dados será mediante formulário online, pelo Google Forms, e sua análise envolverá medidas de porcentagem. Todos os aspectos éticos serão resguardados. Resultados: Dos 75 (100,0%) estudantes, a maioria eram do sexo feminino (69,3%), com média de idade de 24,9 anos. Em relação às respostas do questionário, todas as perguntas obtiveram mais acertos do que erros. Conclusão: Foi possível avaliar o nível de conhecimento dos discentes, bem como analisar seu perfil sociodemográfico, demostrando que em relação às respostas do questionário, todas as perguntas obtiveram mais acertos do que erros, porém algumas questões apresentaram um maior déficit de conhecimento pelos estudantes.

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Publicado

2022-07-04

Como Citar

Tadeu Gomes, A., Lemos Baptistela, B., Marcos Alcântara, J. ., Marçal Silva, L. ., & Nunes Rabelo, N. . (2022). Conhecimento dos alunos dos cursos de medicina e enfermagem da cidade de Passos-MG no primeiro atendimento às vítimas com suspeita de trauma cranioencefálico ou trauma raquimedular. Revista Atenas Higeia, 4(2). Recuperado de http://atenas.edu.br/revista/index.php/higeia/article/view/281