Desnutrição secundária à Síndrome Disabsortiva: nutrição parenteral ambulatorial

Secondary Malnutrition due to Disabsorptive Syndrome: Ambulatory Parenteral Nutrition

Autores

  • Luciana Rodriguez Teixeira de Carvalho H-Dia - Hospital Dia Centro de Reabilitação Intestinal e Nutricional
  • Matheus Caputo Guimarães H-Dia - Hospital Dia Centro de Reabilitação Intestinal e Nutricional
  • Andreia Cristina Arantes de Souza H-Dia - Hospital Dia Centro de Reabilitação Intestinal e Nutricional
  • Hila Beatriz Aguiar Barbosa Caputo Guimarães H-Dia - Hospital Dia Centro de Reabilitação Intestinal e Nutricional
  • Gabriel Rodriguez Teixeira de Carvalho UniCEUB - Centro Universitário de Brasília.
  • Bárbara Ferreira Silva H-Dia - Hospital Dia Centro de Reabilitação Intestinal e Nutricional
  • Elaine Cardoso Borges H-Dia - Hospital Dia Centro de Reabilitação Intestinal e Nutricional
  • Sólon Neiva Batista H-Dia - Hospital Dia Centro de Reabilitação Intestinal e Nutricional

Palavras-chave:

Nutrição parenteral. Síndrome do Intestino Curto. Pacientes ambulatorial. Qualidade de vida. Cuidados paliativos. Bioética. Estado nutricional.

Resumo

Este estudo destaca a importância da nutrição parenteral em nível ambulatorial para pacientes com Síndrome do Intestino Curto (SIC) cuja alimentação oral é insuficiente para manter o metabolismo corporal. A nutrição parenteral é fundamental para garantir o estado nutricional adequado, manter o peso e melhorar a qualidade de vida, possibilitando aos pacientes terem uma rotina social e qualidade de vida que muitas vezes são afetadas pela enfermidade. Para que os profissionais de saúde realizem essa conduta de forma ética, é necessário que respeitem a bioética e ofereçam cuidados paliativos que estejam em consonância com os propósitos do tratamento, garantindo o melhor cuidado possível para o paciente e seus familiares durante o momento delicado de risco de morte. O estudo aborda um caso de paciente com SIC, reforçando a importância da nutrição parenteral em nível ambulatorial como uma opção viável para melhorar a qualidade de vida e saúde desses pacientes.

Biografia do Autor

Matheus Caputo Guimarães , H-Dia - Hospital Dia Centro de Reabilitação Intestinal e Nutricional

Possui graduação em Medicina pela Universidade de Marília (2006). Medico titulado e associado pelo Associação Brasileira de Nutrologia - ABRAN. Medico titulado pela Sociedade Brasileira de Nutricao Enteral e Parenteral - SBNPE. Membro do College for the Advancement of Nutrition - ICAN. Atuou como medico de saude da familia em Itirapina - SP 2008 a 2011. Atuou como medico do SAMU de Rio Claro - SP 2012 a 2013. Criou a Equipe de EMTN da Santa Casa de Rio Claro - SP 2011 a 2013. Criou a Equipe de EMTN da Santa Casa de Limeira - unidade de queimados 2012 a 2014. Atuou como medico intensivista na Santa Casa de Rio Claro - SP 2011 a 2013. Atuou como medico intensivista do GRUPO de Transplante Cardiaco e hepatico da Beneficiencia Portuguesa de São Paulo. Atuou como medico intensivista do GRUPO de Parada Cardiorespiratoria - PCR da Beneficiencia Portuguesa de São Paulo. Atuou como medico coordenador da equipe de nutrologia EMTN - HOSPITAL ANCHIETA-DF. 2015 a 2017. Fundador da clinica DR CAPUTO o qual é referencia em nutrologia em Brasilia e Distrito Federal. Idealizador e Co fundador do Hdia - Hospital Dia, Centro de Atendimento Médico Hospitalar referência em Nutrição Parenteral e Enteral.

Andreia Cristina Arantes de Souza , H-Dia - Hospital Dia Centro de Reabilitação Intestinal e Nutricional

Possui graduação em Química Bacharelado pela Universidade de Brasília(2007). Atualmente é Capitã do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Tem experiência na área de Segurança Contra Incêndio. 

Hila Beatriz Aguiar Barbosa Caputo Guimarães, H-Dia - Hospital Dia Centro de Reabilitação Intestinal e Nutricional

Possui graduação em Medicina pela Universidade de Marília(2006), ensino-fundamental-primeiro-graupelo Colégio Marista de Brasília(1994) e ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Marista de Brasília(1998). Atualmente é Medico Plantonista Clinico e Pediatra da Prefeitura Municipal de Rio Claro - SP, Médico Plantonista Pediatra da Hospital São Rafael- Santa Casa Saúde, Nutrologo da Santa Casa Rio Claro e Médico Plantonista Pediatra da Hospital Beneficiencia Portuguesa de Sao Paulo. 

Gabriel Rodriguez Teixeira de Carvalho , UniCEUB - Centro Universitário de Brasília.

Em processo de formação no curso de Medicina no em processo de formação no curso de Medicina no UniCEUB - Centro Universitário de Brasília.

Bárbara Ferreira Silva , H-Dia - Hospital Dia Centro de Reabilitação Intestinal e Nutricional

Nutricionista Clínica.

 

Elaine Cardoso Borges , H-Dia - Hospital Dia Centro de Reabilitação Intestinal e Nutricional

Formada em Nutrição. 

Sólon Neiva Batista , H-Dia - Hospital Dia Centro de Reabilitação Intestinal e Nutricional

Farmacêutico.

Downloads

Publicado

2023-12-13