O ENFERMEIRO COMO EDUCADOR DO AUTOCUIDADO A PACIENTES COLOSTOMIZADOS

Autores

  • Camila Rodrigues de Oliveira
  • Soraya Aparecida de Moura Moraes de Oliveira
  • Luiz Faustino dos Santos Maia Faculdade Estácio de Carapicuíba

Palavras-chave:

Enfermagem, Estoma, Colostomia, Autocuidado

Resumo

Introdução: O estoma é um procedimento cirúrgico para confeccionar um novo caminho entre um órgão e o meio externo. A confecção de um estoma intestinal impõe diversas mudanças na vida desse paciente, necessitando o desenvolver de habilidades para autocuidado.Objetivo: Enfatizar a eficácia da adesão à educação do autocuidado em pacientes colostomizados. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura de artigos científicos publicados no período de 2014 a 2020. Resultados e discussão: Após realizar a pesquisa foram selecionados 43 artigos os de relevância com os descritores e utilizados 27 que idenfiticou se como abordagem principal os indicadores: “o conhecimento do estomizado sobre autocuidado, a teoria do autocuidado, ensino do autocuidado no perioperatorio e estratégias que favorecem o autocuidado”, que identificaram as dificuldades vivenciadas pelo colostomizado em sua nova condição dificultando a adesão e educação ao autocuidado.Considerações Finais: O estudo possibilitou realçar que a educação ao autocuidado quando realizada de maneira especializada e precoce, principalmente pelo profissional enfermeiro, obtem-se um impacto positivona qualidade de vida do colostomizado resgatando sua autonomia e autoestima.

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Publicado

2020-11-28

Como Citar

Rodrigues de Oliveira, C., Aparecida de Moura Moraes de Oliveira, S., & Maia, L. F. dos S. (2020). O ENFERMEIRO COMO EDUCADOR DO AUTOCUIDADO A PACIENTES COLOSTOMIZADOS. Revista Atenas Higeia, 2(4), 18 - 25. Recuperado de http://atenas.edu.br/revista/index.php/higeia/article/view/63